IDIOTAS

Escrito por: Redação

 

Estamos em estado de Calamidade política!

 

A cada dia novos acontecimentos exacerbam a podridão dos nossos representantes políticos.

 

Mas, paremos para pensar na raiz da palavra Política. Os gregos ao se referir àqueles que só se importavam com o próprio umbigo usavam a palavra IDIOTES. Daí se derivou a palavra IDIOTA, ou seja, aquele se só pensa em si, logo o que não se preocupa com o povo ao seu redor, era denominado IDIOTA. Já para aqueles que tinham preocupação com o povo, com o bem estar da população, com a cidade, com a pólis, os gregos usavam a palavra POLITIKÓS, donde se originou a palavra POLÍTICA. Hoje em dia, nós conseguimos inverter o significado dessas palavras! Por isso é preciso “POLÍTICA PARA NÃO SER IDIOTA”.¹

 

NOSSOS POLÍTCOS SÃO IDIOTAS! Contudo, eles são eleitos pelo povo, como citei no início deste escrito, são nossos representantes. Ora, se temos representantes IDIOTAS, somos IDIOTAS! E enquanto não aceitarmos que não estamos preocupados com nossos semelhantes, seremos eternos IDIOTAS.

 

Por isso, não adianta condenar, cassar, prender… Se continuarmos trocando seis por meia dúzia. Ou seja, condenamos um IDIOTA e elegemos outro. O que falta é cultura para cuspir na estrutura. ² Um estado político apocalíptico nos é apresentado diariamente, precisamos agir. Precisamos combater esse sistema de dentro para fora. E isso, me faz citar, novamente, a ideia de humildade, temos que ser humildes para aceitar que esse sistema governamental não funciona. Eu questiono: Vivemos numa democracia? Temos liberdade de expressão? Temos uma cultura amplamente difundida? Temos nossos direitos básicos supridos?

 

A resposta é NÃO!

 

Vimemos em uma ”Democracia Ditatorial”, uma Democracia disfarçada, camuflada, um lobo em pele de cordeiro. Somos oprimidos e os IDIOTAS que comandam esta festa só agem assim porque foram IDiOTAS que os elegeram.

 

O momento é de agir, de mudar, de dizer não a idiotice. Até quando vamos ter nossas pesquisas científicas estagnadas porque o Governo está preocupado em colocar dinheiro na mala? Ou até quando vamos aceitar transitar em estradas esburacadas, quando já pagamos pela obra finalizada? Até quando vamos aceitar a carnificina que acontece nos hospitais públicos? Até quando vamos ser assaltados diariamente por bandidos e sermos chamados de vagabundos? Até quando vamos aceitar pagar setenta reais pelo gás de cozinha, e ao mesmo tempo, saber que somos autossuficientes em petróleo?

 

Até quando esperar… Até quando esperar…³

 

Até pararmos de agir como IDIOTAS.

 

Vamos filosofar!

 

Notas:
1 – Política para não ser Idiota. Mário Sérgio Cortella / Renato Janine Ribeiro. Papirus – 1ª Edição. 2010.
2 – Frase extraída da música “Se não fosse o Cabral”. De autoria do Raul Seixas.
3 – Alusão à música da banda Plebe Rude “Até quando esperar”.

 

JAILTON DOS SANTOS FILHO
Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe.
DATA: 15 de julho de 2017

Website Pin Facebook Twitter Myspace Friendfeed Technorati del.icio.us Digg Google StumbleUpon Premium Responsive

Deixe seu comentário