Tapioca, o alimento coringa para uma dieta saudável

Escrito por: Redação

Proveniente da fécula de mandioca, a tapioca se tornou um verdadeiro coringa na dieta daqueles que desejam manter uma alimentação saudável. Por não conter glúten, sódio e gorduras, vem ganhando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros, que normalmente optam pelo alimento em substituição ao pãozinho.

Segundo a nutricionista Flavia Salvitti, do hospital San Paolo, esse é o principal motivo de tantos adeptos, mas existem outros. “A tapioca é um alimento que permite ser enriquecido com vários ingredientes doces e salgados, além de ir bem a qualquer hora do dia”, explica. Ao contrário do que muitas pessoas dizem, comer tapioca não emagrece, mas, se o recheio for saudável, promove um equilíbrio na dieta e impede que se ganhe peso. “Os recheios mais indicados nesse caso são frutas, queijo branco, peito de peru, brócolis, cenoura e beterraba ralada”, ensina Flavia. Ela acrescenta que o único composto nutricional da iguaria é o carboidrato e indica que o ideal é fazer uma combinação com proteína, lipídeos, vitaminas e sais minerais.

Apesar de ter vários benefícios, a tapioca deve ser consumida apenas em uma porção diária. De acordo com a especialista, é preciso ter consciência de que o alimento não deve substituir as refeições, mas sim participar delas.

Fonte: Notícias ao minuto

Website Pin Facebook Twitter Myspace Friendfeed Technorati del.icio.us Digg Google StumbleUpon Premium Responsive

Deixe seu comentário